AULA-ESPETÁCULO RODA DE POESIA

Aula-espetáculo RODA DE POESIA


Vem sendo apresentada e atualizada em suas andanças e atividades com adultos e crianças, em escolas e eventos, desde 1985.

Objetiva despertar a criatividade para provocar a interatividade com os agentes culturais na recitação de poemas, canções, jogos e trocadilhos; trabalhar brincadeiras que dão sustentação ao processo de aquisição da linguagem. O encantamento como forma de conhecimento.

Apresenta poemas, canções, quadras e trava-línguas, que dão suporte na construção da capacidade lingüística; trabalha a musicalidade que dá cor e brilho aos poemas, às brincadeiras, aos jogos e aos movimentos. Desenvolve o imaginário e o lúdico como instrumentos de apoio na expressão estética e emocional.

Trabalha a interatividade utilizando meios simples e acessíveis às práticas pedagógicas, como: a dança e o teatro, de forma lúdica e prazerosa.

As atividades são desenvolvidas mediante diálogo interativo com o público presente, utilizando-se o autor de diferentes manifestações artísticas usuais nas suas atuações como animador, contador de histórias, escritor e educador.


OBJETIVOS GERAIS:

estimular o exercício, o manuseio amplo e diversificado da leitura; trabalhar a linguagem, a criatividade e a relação entre diferentes formas de expressão; oportunizar situações em que as pessoas vivenciem experiências práticas que possam aperfeiçoar a sua capacidade de se relacionar e obter maior conhecimento e aproveitamento do seu potencial humano, para o fortalecimento da sua auto-estima.

METODOLOGIA:

utilização do método da interatividade com o grupo, suscitando um clima de descontração através de dinâmicas, jogos, brincadeiras, relaxamento, poesias, textos criativos, instrumentos de percussão, com a finalidade de propiciar ao professor uma compreensão fácil e criativa dos conteúdos; apropria-se do método indutivo como estratégia para facilitar o diálogo do educador consigo mesmo, com o outro e com o grupo.


CONTEÚDOS BÁSICOS:

• aquecimento e relaxamento através de técnicas diferenciadas;

• apresenta cantigas de roda como suporte para reflexão sobre o processo de construção do conhecimento como uma obra coletiva da humanidade;

• utilização da dança e da expressão corporal como instrumentos motores que ativam todas as áreas proximais ligadas ao desenvolvimento do pensamento e da capacidade de reconhecer, elaborar e manifestar sentimentos;

• implemento da atividade teatral como linguagem do movimento e do protagonismo na criação de personagens e histórias;

• emprego de brincadeiras com trocadilhos, jogos, advinhas, charadas, quadras, ditados populares, canções e trava-línguas como elementos impulsionadores da aquisição, do aperfeiçoamento e do uso da linguagem e como recursos lúdicos para a construção do conhecimento;

• trabalho com a palavra como representativa conquista da humanidade, na perspectiva de potencializar as possibilidades de criatividade e de aprimoramento da aptidão lingüística na criança;expansão do imaginário através do lúdico, evidenciando-o como dimensão basilar para todo e qualquer planejamento para as ações educativas e como instrumento da estética e do emocional nas diferentes interfaces da educação.


PÚBLICO:

voltada para profissionais da área da educação e animadores culturais, também para alunos de 2º e 3º graus, formando-se os grupos por níveis de interesse e etapas de amadurecimento e aprendizagem.

OBJETIVO: despertar a criatividade para provocar a interatividade com os agentes culturais na recitação dos poemas, canções, jogos e trocadilhos; trabalhar brincadeiras que dão sustentação ao processo de aquisição da linguagem no desenvolvimento da criança.

CONTEÚDOS BÁSICOS: apresenta poesias, canções, quadras, travalínguas etc., que dão suporte à criança na construção da sua capacidade lingüística; trabalha a musicalidade que dá cor e brilho aos poemas, às brincadeiras, aos jogos e aos movimentos; desenvolve o imaginário e o lúdico como instrumentos de apoio na expressão estética e emocional; trabalha a interatividade utilizando meios simples e acessíveis às práticas pedagógicas, como: a dança e o teatro, de forma lúdica e prazerosa.

METODOLOGIA: as atividades serão desenvolvidas mediante diálogo interativo com o público presente, utilizando-se o autor de diferentes manifestações artísticas usuais nas suas atuações como animador, contador de histórias, escritor e educador, como a poesia, a dança, o canto e o teatro, lançando mão, também, do material necessário como suporte a essas atuações: vestuário adequado ao trabalho lúdico, como roupas estampadas e coloridas e instrumentos de percussão para acompanhamento nas apresentações de músicas, cantos e danças.

MATERIAL DE APOIO: ambiente com capacidade para acolher grande número de pessoas: teatro, salão, ginásio, auditório, serviço de som com CD, um microfone sem fio (ou um microfone com fio) c/tripé.

PÚBLICO: a aula/espetáculo pode ser realizada para diferentes públicos, respeitando-se as faixas de interesses.

NÚMERO DE PARTICIPANTES: não há limite de vagas.


DURAÇÃO: 50 minutos.


OBS. Esta atividade pode ser incluída em palestras, formações para educadores dos níveis fundamental e médio, educadores, monitores, estagiários e cuidadores de escolas infantis, creches conveniadas, comunitárias ou particulares, seminários e oficinas de criação literária, tomando-se por tema o título: “A Palavra, o Jogo e a Aprendizagem”.




Nenhum comentário: