OFICINA E WORKSHOP


OFICINA DE POESIA E CRIATIVIDADE
Jogos de expressão e linguagem – Com Mario Pirata
OBJETIVOS GERAIS: estimular o exercício, o manuseio amplo e diversificado da leitura; trabalhar a linguagem, a criatividade e a relação entre diferentes formas de expressão; oportunizar situações em que as pessoas vivenciem experiências práticas que possam aperfeiçoar a sua capacidade de se relacionar e obter maior conhecimento e aproveitamento do seu potencial humano, para o fortalecimento da sua auto-estima.
CONTEÚDOS BÁSICOS:

- aquecimento e relaxamento através de técnicas diferenciadas;
- apresenta as cantigas de roda como suporte para reflexão sobre o processo de construção do conhecimento como uma obra coletiva da humanidade;
- utilização da dança e da expressão corporal como instrumentos motores que ativam todas as áreas proximais ligadas ao desenvolvimento do pensamento e da capacidade de reconhecer, elaborar e manifestar sentimentos;
- implemento da atividade teatral como linguagem do movimento e do protagonismo na criação de personagens e histórias;
- emprego de brincadeiras com trocadilhos, jogos, advinhas, charadas, quadras, ditados populares, canções e trava-línguas como elementos impulsionadores da aquisição, do aperfeiçoamento e do uso da linguagem e como recursos lúdicos para a construção do conhecimento;
- trabalho com a palavra como representativa conquista da humanidade, na perspectiva de potencializar as possibilidades de criatividade e de aprimoramento da aptidão lingüística na criança;
- expansão do imaginário através do lúdico, evidenciando-o como dimensão basilar para todo e qualquer planejamento para as ações educativas e como instrumento da estética e do emocional nas diferentes interfaces da educação.
METODOLOGIA: utilização do método da interatividade com o grupo, suscitando um clima de descontração através de dinâmicas, jogos, brincadeiras, relaxamento, poesias, textos criativos, instrumentos de percussão, com a finalidade de propiciar ao professor uma compreensão fácil e criativa dos conteúdos; apropria-se do método indutivo como estratégia para facilitar o diálogo do educador consigo mesmo, com o outro e com o grupo.
MATERIAL DE APOIO:
sala, salão, auditório adequados para os trabalhos com atividades diversificadas, como: danças, movimentos, brincadeiras, trocadilhos e jogos; um aparelho de CD com áudio;
papel para escrever, canetas coloridas, barbante e uma caixa de clipes;
um colchonete e dois balões para cada pessoa.
PÚBLICO: a oficina está voltada para profissionais da área da educação e animadores culturais. Está estruturada também para alunos de 2º e 3º graus, formando-se os grupos por níveis de interesse e etapas de amadurecimento e aprendizagem.
NÚMERO DE PARTICIPANTES:
não há limites de vagas, mas há um limite de, no mínimo, 10 pessoas.
Obs.: a roupa deve ser esportiva, apropriada para brincar.
DURAÇÃO: Módulos de 3 a 20 horas.    





       





Nenhum comentário: